sexta-feira, abril 29, 2005

"Exorcist: The Beginning" de Renny Harlin

"Exorcist: The Beginning" é um filme simples que pretendia com poucos custo de produção fazer umas boas massas na bilheteira. Mas o resultado foi o contrário, é que tudo é demasiado mau neste filme.
Embora não seja um fanático da série, tenho que admitir que em 1973, William Friedkin no primeiro filme da saga, fez um trabalho excelente, transformando "Exorcist" num marco do cinema de terror, e não encheu a sua fita com cenas completamente desajustadas e cheia de erros fotográficos.
Depois porque não consigo entender a utilização de imagens geradas por computador, para termos a vista da cidade de Roma e do Cairo! Sendo "Exorcista-O Princípio" um nome que rendiria dinheiro, não se poderia dar mais ao trabalho e fazer algo pelo menos com melhor qualidade... e depois os corvos e as hienas!!!!
Com um argumento que chega o tocar o ridículo, "The Exorcist - The Beginning" não consegue interessar "nem ao menino jesus" e nem o climax, traz algum interesse ao filme, tirando o facto de ainda conseguir arrancar algumas gargalhadas.
Este filme será um dos maiores desperdícios do cinema e deve ditar o fim da saga "Exorcista" porque esta prequela só vem demonstrar que este mundo de possessões está um pouco, para não dizer que está totalmente gasto.
Mas vou aguardar com muita atenção a edição de DVD, porque gostava de ver o que Paul Shrader fez, pois a equipa de produção rejeitou o primeiro filme de Shrader para colocar no mercado esta miserável versão de Renny Harlin. Acredito que Shrader tenha feito algo bem melhor.

NeTo - 1/10

terça-feira, abril 26, 2005

"Aberto até de Madrugada" de Robert Rodriguez (1996)

por: NeTo

Com o título original "From Dusk Till Dawn" este é um filme acima de tudo peculiar e corrosivo. É uma espécie de sátira, talvez sátira não seja o termo mais justo, talvez mais, uma comédia negra original, embora aborde um tema já conhecido no cinema, os vampiros, mas nunca o cinema teve vampiros destes e muito menos caçadores destes.

Com o guião de Quentin Tarantino, concerteza que não pode ser um banal filme de Vampiros.
Dois Irmão, Seth (George Clooney) e Richard (Quentin Tarantino), são os criminosos mais procurados da América, sendo a sua unica hipótese fugir para o México. Para isso contam com a colaboração não voluntária da família Fuller, que viaja numa auto-caravana... sendo o pai um antigo pastor que abandonou a fé depois da morte da sua esposa. Para melhorar as coisas para estas duas famílias tão distintas, depois de finalmente conseguirem passar a fronteira param num bar em que as dançarinas são vampiros.

Depois é o que se espera, diálogos à la Tarantino e uma realização muito cool de Robert Rodriguez. Com um elenco que conta com os nomes já referido e onde se acrescenta Harvey Keitel e Juliette Lewis, "Aberto até de Madrugada" é um filme para quem quiser passar um bom tempo frente a uma televisão e largar umas gargalhadas com os diálogos e com as brutais mortes que nos são oferecidas.

Embora longe de ser um grande filme por muitas razões, é um filme que vale nem que seja para ver Tarantino a criar uma personagem super curiosa.

Vejam ou Revejam, sem ser um filme obrigatório.

NeTo - 6/10

"The Ring 2" de Hideo Tanaka

por: NeTo

Pena que Gore Verbinski tenha deixado este "The Ring 2", voltar as mão do seu criador original. Após o brilhante trabalho de adaptação que Gore Verbinski, fez no primeiro filme, Hideo Tanaka surge agora a demonstrar que o terror Japonês funciona mas so em determinadas situações. O falhanço ja tinha ocorrido em "The Grudge" de Takashi Shimizu, que no geral mostra que afinal o terror asiático resulta mas não quando chega a território Americano. qual o problema? Serão os métodos de produção ou até mesmo os Realizadores que não são tão capazes??

Em "The Ring" uma das grandes qualidades, era o afastamento ao puro terror físico e uma passagem mais perto do suspense e terror psicológico suportados numa fotografia gélida e numa construção de personagens eficiente. Agora tudo muda "The Ring 2" mostra-nos uma história que não segue coerentemente tanto a nível formal como a nível de argumento, aquilo que nos foi dado no 1º filme.
Enquanto no primeiro filme se via uma cassete de video e se recebia um telefonema no qual nos era comunicado que quem viu o filme teria apenas 7 dias de vida, agora nada disso importa e Samara, persegue aqueles que viram a cassete e tentaram fugir, para além de para alcançar os objectivos mata qualquer um que se atravesse no seu caminho... eu gostava de ter alguma resposta, gostava de saber porquê!
Apesar de ter um início até bastante prometedor, rapidamente o filme perde-se em malabarismos e o terror inicial é esquecido e apenas algumas tentativas esporádicas de assustar a audiencia é que nos mantêm com os olhos abertos, embora com uma vontade imensa de os fechar.
Existe ainda um momento que envolve um grupo de veados (criados digitalmente) que provocará muitas interrogações à audiência, porque está algo a faltar, algum promenor foi ocultado, ou por erro técnico ou por exigencia da produção... na minha opinião, foi um verdadeiro erro técnico de Hideo Tanaka.

A interpretação ao cargo de Naomi Watts, não é nada de surpreendente até pela inconsequencia do argumento, enquanto David Dorfman mantem-se ao nível do primeiro filme, num registo ligeiramente mais sofrido.

"The Ring 2" está longe, muito longe do "original" americano de Gore Verbinski, e vem provar que não são apenas os asiáticos que sabem fazer terror... resta assumir que o realizador que criou a história pode ter criado também uma das piores sequelas de terror dos ultimos anos... irónico ou não, a verdade é que "The Ring 2" falha por completo os objectivos que eram pretendidos.

NeTo - 3/10

segunda-feira, abril 25, 2005

"I'll See You In My Dreams" de Miguel Angél Vivas (2004)

"I'll See You In My Dreams" é uma curta-metragem que surpreende pela produção e pela qualidade e simplicidade do argumento, não existe um minuto a mais, sem que isso prejudique a transmissão e a compreensão da mensagem do filme.
Numa aldeia assombrada por "zombies", acompanhamos a vida perturbada de Lúcio, um homem misterioso que esconde um passado obscuro, que faz com que seja um homem frio e revoltado.
Não posso escrever mais em relação a esta curta-metragem premiada com o Méliès D'or na categoria de Curta-Metragem (mais alto galardão do cinema fantástico), com o perigo de estragar a surpresa daqueles que ainda não tiveram o previlégio de a ver.
Com interpretações muito interessantes, principalmente de Adelino Tavares, frio e cruel, e de Rui Unas, que assina um dos momentos mais fortes do filme com uma interpretação excelente.

Com a realização a cargo de Miguel Angél Vivas, que se suporta de cliches, é eficaz.
A fotografia é fabulosa, criando um clima frio e sombrio como é necessário num filme do género.
O verdadeiro problema desta produção nacional, será apenas alguns problemas na edição sonora, mas sem ser nada de muito grave e que passará despercebido a quem vir o filme apenas para deliciar os olhos sedentos de terror nacional.

"I'll See You In My Dreams" com apenas 20 minutos, é o sinal que o cinema português têm algo escondido para mostrar, basta um pouco de coragem e risco.

Para fans do terror e gore é uma curta-metragem magnífica, que ficará na história do cinema nacional, seja pelos problemas ocorridos anteriormente à rodagem, seja pelo sucesso e pelos prémios recolhidos um pouco por todo o mundo.

NeTo - 9/10

De realçar ainda, a banda sonora que é tão ou mais peculiar que o próprio filme

quarta-feira, abril 20, 2005

«Um Olhar Sobre As Próximas "Grandes" Estreias»


Numa altura em que a cada semana que decorre estreiam cada vez mais filmes nas nossas salas. Numa semana, são 7, noutra semana são 4... embora nem em todas as localidades é possível acompanhar este ritmo de estreias constantes.
Nos próximos meses muitos são os filmes que prometem deliciar uma enorme quantidade de cinéfilos um pouco por todo o mundo e também no nosso Portugal. Até ao final do ano temos já confirmados algumas obras interessantes, nem que sejam pelo seu impacto cinematográfico ou apenas pelo "merchandising" que as rodeiam.
Assim falamos em filmes como:

- A Queda (Untergang, Der)
Neto- Realizado por Oliver Hirschbiegel, nem que seja pela figura central do filme (Adolf Hitler) ou pela nomeação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, este "A Queda" deve proporcionar bons momentos de cinema ou se não for o caso, fica apenas pelo conteudo histórico de uma das figuras mais "odiosas" da Humanidade. Estreia já dia 21 de Abril.

- Donnie Darko: Director's Cut
Neto- pelo mês de Maio estria por cá, um dos filmes de culto mais marcante dos ultimos anos. Realizado por Richard Kelly, e estreado por cá numa versão de 113 minutos, em 2001, temos agora a oportunidade de ver ou rever (no meu caso será a 10ª vez possivelmente), este culto imenso agora numa versão montada pelo próprio realizador e com cerca de 133 minutos, mais 20 que a versão original. Resta aguardar para saber se estes 20 minutos acrescentam algo, a uma obra que já de si é fantastica.
Joseol- O filme de Richard Kelly, foi há uns anos atrás o “Ai Jesus” do cinema independente norte-americano, tendo por cá passado praticamente despercebido.
Depois do culto, o que acontecerá…mais atenção dos distribuidores? mais interesse do publico?
E o filme….simplesmente novas cenas? montagem diferente?
Sir Blackmore- Ao ser confrontado com a estréia de uma versão director´s cut seja de que filme for, não me atrevo a antecipar o seu conteúdo a não ser esperar a continuação de uma linha já iniciada pelo filme em si, com retoques que o tempo revelou serem necessáros e cenas que anteriormente não haviam sido introduzidas pro motivos de duração, mas que o sucesso permitiu que agora o fossem. Um director´s cut trata-se, a meu ver, de um processo auto-critico de retoque e de vingança dos realizadores em relação aos produtores por não lhes terem dado liberdade total e não terem acreditado no projecto na altura da produção do filme. É dada a ideia de um "Ups! Afinal fez sucesso." e agora convem rentibilizar.

-Reino dos Céus
Neto- Estreia prevista para 5 de Maio, "Kingdom of Heaven", marca o regresso de Riddley Scott, num épico que acompanha as Cruzadas do século XII. No elenco temos nomes como Orlando Bloom, Liam Neeson e Jeremy Irons. Resta esperar e ver o que Riddley Scott tem
guardado para nós.

-Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith
Neto-aquele que possivelmente mais desperta a curiosidade de milhões de fans ou de simples curiosos que pretendem saber como termina uma das mais bem sucedidas sagas da 7ª arte. Assinado por George Lucas, que guarda a sete chaves todos os detalhes deste aguardado desfecho, este "Episódio 3" , que também é o 6º filme da saga, promete ser o mais violento e espectacular de todos. Sem duvida um dos momentos altos deste ano cinematográfico. Que a força esteja connosco.
Joseol - Os dois episódios anteriores desiludiu praticamente toda a crítica, e pior, a maior parte dos fãs, tendo os filmes ficado muito longe da Space opera que Lucas reinventou nos anos 70.
O realizador prometeu um Titanic no espaço, os fãs exigem um final digno depois dos recentes “passos em falso”….o que se seguirá?
Sir Blackmore- Regozijem-se! O episódio mais esperado da saga do Star Wars está aí a estrear e as espectativas de um grande final são grandes. Irá Lucas vingar tantos anos de trabalho num só projecto? Ou a megalomania virtual atingiu o grau de saturação e este filme representará um passo em frente na vertigem de um precipicio?


-Bubba Ho-tep
Neto- Elvis e Kennedy estão vivos e a eles junta-se uma Mumia.
O terror de série B, está de volta prometendo entreter como à muito não se via num filme do género. Presente no cartaz do FantasPorto deste ano “Bubba Ho-Tep” conseguiu finalmente cativar as distribuidoras do nosso pais e tem estreia prevista para Junho. Com realização de Don Cascarelli e com Bruce “Evil Dead” Campbel a reencarnar Elvis.


-Sin City
Neto- Possivelmente estaremos perante a mais fiel adaptação de uma BD ao grande ecran. Com a realização do próprio criador da BD Frank Miller e com o virtuosismo e loucura de Robert Rodriguez (o realizador mais poupadinho de Hollywood), temos um filme com um visual fortissimo apesar do preto e branco presente em todos os frames, apenas com pequenos rasgos de côr. Com um grande elenco, “Sin City” promete rebentar nas nossas salas apartir de 9 de Junho.
Joseol- A famosa B.D de Frank Miller é adaptada com a habitual coolness de Rodriguez que conta com o autor da B.D na realização e com Quentin tarantino (prometedor) como convidado especial, e com um estilo visual potente….para já está a receber muito boas criticas nos states, e conta com uma legião de fãs á espera….
Sir Blackmore- Quanto a este filme poucas palavras proferirei... pois para quem viu o seu monumental trailer já sabe o que poderá esperar.. uma reprodução da qual F. Miller não se pode envergonhar. Pruponho-vos agora o mesmo desafio a que me vou submeter: ver o Star Wars e o Sin City.... dois caminhos palminhados pelos FX... qual o mais enternecedor?


-Batman Begins
Neto- A tentativa do renascimento da saga “Batman” no cinema estreia 23 de junho. Pela mão de Christopher Nolan (“Memento”), com Christian Bale no papel de Homem-Morcego e com uma surpreendente campanha de promoção, o filme tem tudo para atrair puclico às salas. O resultado... esse agurado com alguma espectativa.
Joseol- Cristopher Nolan é autor de obras díspares, Batman já chegou á glória com Tim Burton e á desgraça com Joel Schumacher…este promete ser mais negro que os restantes.
Para já temos o trailer que parece somente rotineiro….mas será melhor esperar….
Sir Blackmore- Num ano de regressos Batman Begins surge como aposta de limpar a imagem de um super herói que nas peliculas não tem passado do fraco. Esta aposta centra-se num maior conflito psicológico do protagonista, à imagem da BD, consolidada na interpretação de Bale, ideal para a dimensão que é pretendido ser dada à personagem.


-Guerra dos Mundos
Neto- 7 de Julho começa a invasão da dupla Spielberg/Cruise. Este será um dos filmes mais aguardados do ano, sendo também um dos mais aguardados remakes da história do cinema. Com um David Koepp a assinar o guião desta mega-produção, Spielberg atrás das câmaras e nomes como Tom Cruise ou Tim Robbins a dar a cara, “Guerra dos Mundos” tem tudo para dar certo.
Joseol- Spielberg está no topo da forma e no terreno onde melhor se sente …depois de filmes sublimes como “A.I”,” Minority Report” ou “Catch me if you can”, este filme promete ter a magia de “E.T”, e o realismo visceral de “Saving Private Ryan”…como já afirmou o realizador…tudo parece estar confirmado no trailer absolutamente bombástico….
Sir Blackmore- "Guerra dos Mundos", uma mega-produção sofisticada, limpa, actual... A pelicula que iluminará o caminho a toda a ficção cientifica do futuro, longe do show-off da última década.


-Charlie and the Chocolate Factory
Neto- Tim Burton, Johnny Depp e Danny Elfman. Será que pode haver erros??? 28 de julho veremos...
Joseol- Depois do muito bom “Big Fish”, Tim Burton poderá regressar á magia ofegante de “Edward Scissorhands”…voltando á frutuosa parceria com Johnny Deep…..a musica de Danny Elfman poderá funcionar ás mil maravilhas…
Sir Blackmore- De esperar o regresso do universo Burton na sua magnificiencia, coroada por Johnny Depp


-Corpse Bride
Neto- 27 de outubro marca novamente o regresso de Burton e Depp, desta vez na animação em relevo. Depois de “Vincent” e “O estranho mundo de Jack” , Burton prepara mais uma pérola do género.

"Nothing" de Vicenzo Natali

por: NéTó

Antes de mais, convém referir que "Nothing" foi o vencedor do Grande Prémio/Best Film Award do Fantasporto 2005.

"Nothing" é o 3º filme realizado pr Vicenzo Natali, que depois de revolucionar com "Cubo" e surpreender com "Cypher", vem agora marcar posição, como um dos mais loucos e corajosos realizadores do cinema actual.
"Nothing" é um filme surpreendente pela sua aparente simplicidade visual e pela complexidade e exagero ou delírio que é o seu argumento. É complicado explicar o que é este filme, na verdade o filme é quase nada... é uma espécie de visual simplista "Dogville" e até de "Cubo" e um delírio saído da cabeça de Charlie Kauffman.
Simples, divertido e surpreendente, são os três adjectivos que no meu ponto de vista mais se adaptam a este filme.
Num filme que é um verdadeiro NADA, as interpretações são fantásticas, transmitindo-nos todo o divertimento, o trauma ou o medo das situações vividas. São os actores que dão vida a este filme, e aqui a evidencia é bem maior que noutro filme qualquer. Para além das emoções, dos diálogos, existe um surpreendente humor físico que nos provoca uma quantidade enorme de gargalhadas.
A realização de Natali é inteligente e simples, com uns truques básicos, mas mais que tudo eficaz, conseguindo acrescentar a uma atmosfera fantástica e humorista uns toques de subjectividade e de ainda maior humor do que aquilo que o filme realmente é. Natali parece um jovem entusiasta que se diverte à grande a fazer os seus filmes.
Sem dúvida que Natali é um grande realizador.

Mas como é normal, nos filmes do género, momentos existem em que o exagero toma conta da pelicula, e aqui não é excepção. O final embora seja bem disposto, chega a roçar o ridículo, pois o assunto abordado pelo filme é interessante e não merecia terminar daquela maneira......... muito exagerada, mas isto, em comparação com todo o resto do filme é NADA Um filme para ver e apreciar. Com poucos recursos se fazem filmes interessantes e acima de tudo originais.

NéTó - 7/10

Já agora deixo a pergunta que tenho visto por muito lado "Quanto tempo demorará Hollywood a descobrir Vicenzo Natali???". Eu espero que nunca e que Natali mantenha o espirito e a liberdade criativa que manteve até agora.

terça-feira, abril 19, 2005

"Saw-Enigma Mortal" de James Wan


por: NeTo

No cartaz promocional do filme, pode-se ler "O melhor Thriller Psicológico desde Se7en", isto só pode ser tido como ofensa a todos os outros thrillers do género, recordo por exemplo um, que passou algumas vezes num dos canais abertos da nossa televisão, "O Coleccionador de Ossos" de Phillip Noyce é bem mais interessante que este "Saw".

Com uma premissa interessante, este filme desenvolve-se no entanto de uma forma tão estranha que acaba por provocar uma grande noção de cansaço.

Dois homens acorrentados pelos pés, acordam num local que lhes é de todo estranho, nesse mesmo local encontra-se um corpo ensanguentado e só com o desenrolar do tempo se vão apercebendo do porquê se encontrarem naquele estranho local e naquela situação. A razão é facil de prever, alguém com uma mente doentia deseja algo deles... e embora o final do filme não seja nada de previsível (o que neste caso até não é elogio), a razão e a mensagem que o filme pretende passar é rapidamente perceptível a quem estiver atento ao filme e não esteja só a olhar para artificionalismos que apenas servem para tapar os olhos ao público.

Depois há aquele final que surpreende todos, mas nunca durante o filme nos foi dada uma ponta que realmente desse alguma coerência aquele final, acaba por parecer que houve uma séria necessidade de provocar gags atras de gags devido a uma história que acaba por correr depressa demais.

Interpretações fracas a que se junta uma realização nada convincente.

"Saw" até poderia ser o melhor Thriller desde "Se7en", mas falhou redondamente, resta salientar que tem momentos que devido à realização perdem todo o seu "nervo" e que o filme se resume a um momento em que pode provocar o horror a algumas pessoas... mas nessa altura o cansaço já pode falar mais alto.

NéTó - 4/10